(11) 3652-6160 sac@dgtadm.com.br

5 dicas para criar um jardim em seu apartamento

Gostou? compartilhe!

5 dicas para criar um jardim em seu apartamento

“Falta de espaço!” “Sem cachorros!” “Nada de jardins!” Muito pelo contrário. Está na hora de esquecer os mitos que criam sobre morar em apartamentos e descobrir como é possível, em um local com benefícios de segurança e lazer, garantir também o bem-estar e o contato sempre próximo com a natureza, ainda que em uma região urbana.

Se você sempre quis criar o seu próprio jardim no apartamento, mas nunca antes soube como, veja a seguir as 5 dicas que preparamos especialmente para você!

1- Alinhe o seu gosto com o espaço e tempo disponíveis

Os jardins em apartamento merecem todo o seu cuidado e dedicação. Para começar, pense bem qual tipo de planta mais combina com o seu estilo e se encaixa no espaço disponível em seu apartamento. Afinal, de nada vai adiantar desejar cultivar um jardim grande, se os espaços não forem bem planejados e, pior, se você não tiver o tempo disponível para cuidar dele.

2- Para ousar, invista em um jardim vertical

Anote com carinho a dica que reflete uma grande tendência para os jardineiros de plantão: os jardins verticais. Geralmente inserido em paredes próximas da janela, onde há boa iluminação e ventilação, o jardim vertical aproveita as paredes do apartamento como uma forma de otimizar espaço, mas também de garantir uma decoração diferenciada e ampliar o ambiente.

As plantas são reunidas em um painel, que pode ser de madeira, por exemplo, instalado com facilidade e acrescido de vasinhos que combinem com o restante da casa e do gosto do morador. Pode apostar que, nessa opção, a criatividade é a característica principal, e, se optar por ela, o seu apartamento será decorado de uma forma única, seja na varanda ou mesmo na sala, um charme em meio aos móveis. Vale lembrar que muitos modelos já possuem um sistema próprio de irrigação ligado à tomada, o que oferece praticidade no dia a dia.

3- Ou opte pelo famoso “menos é mais”

Já ouviu dizer que “menos é mais”? Em alguns casos, essa é a mais pura verdade, principalmente se o seu estilo for mais minimalista, embora não deixe de admirar uma bela decoração. O espaço pequeno do apartamento deixa de ser um problema com pequenos vasos com plantinhas, por exemplo, com ou sem apoio de prateleiras, que podem ser pendurados de forma sutil nas paredes, na sacada ou mesmo na cozinha, se houver janelas próximas.

4- Aproveite a varanda: melhor amiga dos jardins

Quem tem uma varanda ou mesmo uma pequena sacada pode apostar nos jardins sem medo. Por ter mais incidência de energia solar, circulação de ar e ajudar na evaporação de água, a escolha das plantas é mais livre quando há esse espaço dentro do apartamento, que geralmente determina as melhores plantas para a sua casa.

É claro que a circulação pela varanda deve ser pensada e objetos demais podem atrapalhar na busca por um ambiente aconchegante. Ao invés de usar arbustos grandes, que exigem vasos maiores, a dica é escolher plantas menores, também aquelas que se adaptam melhor dentro do apartamento, como samambaias e lírios. Você até pode apostar em um espaço com pedras, mato ou piso de madeira, intercalados com plantas mais altas e outras menores, junto com bancos ou outros móveis para reunir a família e os amigos.

5- Cultive pequenas hortas

Se você também se apaixona pela ideia de cultivar uma horta caseira dentro do seu próprio apartamento, saiba que é possível. Em lojas especializadas em jardinagem ou para casa e decoração, há opções de jardins verticais pequenos específicos para essa finalidade. Para economizar, é só ficar de olho nos valores – que podem variar bastante –, ou investir em vasos, latas e até mesmo garrafas pet.

Temperos, ervas, legumes ou verduras: as possibilidades de plantio são várias e, com o cultivo da “mini horta”, você estará fazendo bem para a saúde, com produtos sem agrotóxicos, e também para o bem-estar, uma vez que dedicará um tempo no seu dia a dia para as plantinhas, como um hobby. Mesmo que este seja o único contato de natureza dentro do apartamento, também dá um toque especial na decoração.

E agora que você já leu algumas dicas, que tal colocar em prática o sonho de ter um jardim no seu apartamento?

Precisando de outras recomendações relacionadas ao seu condomínio, conte com a DGT! Somos uma administradora de condomínios que, assim como você e o seu jardim, também busca cuidar bem de todos os espaços do lar!



Gostou? compartilhe!