(11) 3652-6160 sac@dgtadm.com.br

5 dicas para economizar água no condomínio

Gostou? compartilhe!

5 dicas para economizar água no condomínio

desperdício de água é muito mais do que um problema financeiro, e sim uma questão ambiental. Nos condomínios, existem diversas medidas capazes de diminuir este consumo e trazer benefícios a todos os moradores.

Seja nas dependências internas ou áreas comuns, a conscientização da economia de água é fundamental para que possamos cuidar do futuro do planeta. Com isso, além de evitar o desperdício, é possível otimizar algumas tarefas diárias que precisam desse recurso natural.

Veja agora como é simples incentivar a redução do uso de água. Com orientações simples, todos que trabalham no condomínio, e até mesmo moradores, poderão colaborar com a redução do consumo de água. Confira!

1: Rega de plantas

Não há como deixar de colocar água das plantas e área verde do condomínio, pois sem isso elas morrem – o que irá comprometer todo o projeto paisagístico do local. No entanto, há certos horários em que é possível otimizar a tarefa. Ao invés de regar as plantas mais vezes, faça à noite ou nas primeiras horas da manhã – desta forma, você consegue reduzir em até 30% a evaporação da água.

2: Aproveite a água da chuva

O reuso de água já se tornou um hábito em diversos condomínios, que conseguem otimizar diversas tarefas utilizando apenas a água da chuva. Lavar a calçada e escada, por exemplo, podem ser feitas com essa medida. Vale investir em um reservatório e orientar a todos que façam essa tarefa com a água resgatada neste local.

3: Fique atento aos vazamentos

Nem sempre o aumento da conta de água quer dizer que há um desperdício proposital. É preciso estar atento às instalações do condomínio, verificando sempre se não há vazamentos.

Geralmente, os vazamentos podem prejudicar não apenas a conta mensal, mas a estrutura e gerar ainda mais problemas para todos os moradores. A manutenção preventiva é sempre uma boa alternativa para evitar problemas maiores.

4: Cuidado com a piscina

Esse item de lazer geralmente é item de discussão, pois gera custos – principalmente com água. A evaporação pode ser um grande problema, mas que é evitado com a compra de uma capa. Essa solução reduz a evaporação em 30% a 50%, além de isolar a água de sujeiras e manter uma temperatura agradável na hora do uso.

5: Instalação de hidrômetros individuais

Fazer a individualização dos hidrômetros sempre causa um resultado positivo, pois com o descritivo de gastos reais, as pessoas acabam se controlando mais. Essa motivação ajuda não apenas com a redução de custos, mas com a conscientização da necessidade em preservar este recurso natural.

São diversas alternativas capazes de fortalecer a preservação do meio ambiente que podem ser aplicadas no seu condomínio. Com medidas inteligentes, você consegue sentir no bolso e garantir a longo prazo a preservação do meio ambiente.

Conte com a DGT para gerir seu condomínio e torná-lo mais econômico. Nosso compromisso está em trazer soluções para as reais necessidades de cada condomínio, com um atendimento personalizado para que todos possam viver com mais conforto e segurança. Solicite um contato!



Gostou? compartilhe!