(11) 3652-6160 sac@dgtadm.com.br

Como fazer a prestação de contas do condomínio

Gostou? compartilhe!

Como fazer a prestação de contas do condomínio

Uma das tarefas mais importantes e também a que mais gera dúvidas para quem faz a administração sindical. Afinal, para fazer a prestação de contas do condomínio é preciso organização e foco para conseguir reunir todas as informações relativas à gestão.

Para que este documento seja criado de forma correta, é preciso seguir algumas orientações que vão fazer a prestação de contas ser finalizada com facilidade e eficiência. Trouxemos as principais orientações e vamos compartilhar neste artigo, confira!

Documentação necessária para a prestação de contas do condomínio

O primeiro passo é reunir todos os documentos necessários para informar sobre as atividades realizadas durante a gestão. Existem alguns relatórios obrigatórios para entrega, embora haja particularidades em cada condomínio.

Relatório de orçamento: descreve todos os gastos e receitas gerados durante o mandato do síndico.

Relatório de receita: relação dos condôminos adimplentes e inadimplentes e a especificação das multas e taxas cobradas devido a atrasos. O documento ainda relata toda a receita gerada por meio de locação das áreas comuns do condomínio, como churrasqueira e salão de festas.

Relatório de despesa: mostra todos os gastos variáveis e custo extras com obras emergenciais, caso houver.

Balancete final: Reúne todas as informações dos relatórios anteriores, mas de forma resumida.

Prepare uma apresentação clara e objetiva

Com todas as informações em mãos, é hora de apresentar aos condôminos durante reunião. A melhor forma para se sair bem é utilizar palavras simples e exemplificar as ações.

Uma boa dica é distribuir em uma folha os tópicos principais que serão abordados, facilitando a sua apresentação. Também é importante abrir espaço para perguntas e sugestões, respondendo a todos os questionamentos de forma clara e objetiva.

Se for citado o período anterior à sua gestão, não perca tempo discorrendo sobre o assunto: lembre-se de que o foco é a prestação de contas do período em que você esteve responsável. É importante ter em mãos os documentos originais, caso for solicitado para conferência. Outro ponto é tratar os problemas de inadimplência de forma coletiva, sem citar nomes.

Conte com a experiência de uma administradora de condomínios

Quando o condomínio possui uma administradora para contribuir com a organização das contas, a apresentação do síndico pode ser realizada de forma mais prática. Com a DGT, o síndico e condôminos se sentem mais tranquilos e seguros de que todas as ações necessárias para que o local seja bem administrado estão sendo tomadas.

Com essas tomadas de decisão, você verá que a prestação de contas será realizada de forma simples e prática, sem dores de cabeça. Basta abordar todos os pontos que precisam ser analisados de forma clara, sem causar transtornos ou complicações.

Nossa equipe é composta por especialistas no assunto, que trabalham para organizar questões administrativas, financeiras, jurídicas, entre outros, facilitando o dia a dia do síndico para tomadas de decisão estratégicas.

Invista nesta solução para seu condomínio – agende uma conversa com a DGT e descubra o que podemos fazer por você e todos os condôminos!



Gostou? compartilhe!